Futebol de Praia nos Anos 30

futebol anos 30

 

Se, na verdade o Futebol de Praia, enquanto modalidade, seja uma realidade apenas da década de noventa do século XX, a verdade é que o gosto pelo jogo de futebol na praia parece ser muito mais antigo…

A foto que vemos acima, comprova-o. É uma fotografia que faz parte do meu arquivo privado e que mostra dois dilectos jogadores dos anos 30. Não sei em que praia esta foto foi tirada, mas penso ser na Costa da Caparica, dado que possuo mais fotos destes dois amigos e a referência a esse local.

Esta foto é, de facto, um documento inexcedível. Primeiro, por documentar um gosto bem mais antigo do que se conhecia pelo Futebol de Praia. Segundo, por mostrar-nos estes excelentes trajos de banho masculinos, usuais durante os anos trinta, nomeadamente as camisolas de riscas… Em terceiro lugar, por demonstrar a compleição física destes dois jovens.

Alguns amigos até se regozijaram ao observar esta foto, concluindo que esta modalidade não contribuía, de facto, para a musculação dos seus atletas… É uma conclusão infeliz, do meu ponto de vista! Não esqueçamos que estávamos no Portugal dos anos 30, sacudido por longos anos de recessão financeira gerada pela I República, por vários anos de Ditadura Militar. A experiência do Estado Novo estava ainda em pueril ebulição. O contexto político e social destes dois jovens não de nada abonava, pelo que a sua elegância é prova cabal dessa situação…. Nunca esqueçamos que somos mais filhos do nosso tempo do que filhos dos nossos pais!

 

A. Almeida

Anúncios

2 Comments Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s